Escolha uma Página

A tecnologia do controle remoto surgiu a partir da vontade de um homem de desativar o som de sua TV e mudar de canal, na tentativa de escapar de comerciais publicitários. A partir do primeiro dispositivo inventado, chamado de Flashmatic, que tinha a função de desativar o som e trocar o canal da televisão, diversas outras necessidades foram surgindo, já que como esse primeiro aparelho usava de uma fonte de luz direcional com um sensor em cada canto da tela da TV, a mesma estava suscetível a sofrer alterações com os raios solares, por exemplo.

A nova missão, então, era criar um dispositivo que fosse sensível apenas à televisão e que não interferisse em nada ao seu redor. Foi quando a tecnologia ultrassônica começou a ser usada, utilizando da vibração do som para forçar a TV a ligar, desligar, mudar de canal ou silenciar o volume. Nessa geração, o controle remoto apresentava apenas quatro botões, podendo ser assimilado até com um acessório do filme Jornada nas Estrelas.

Foi no ano de 1974 que a BBC criou, finalmente, a versão do controle remoto mais parecida com a que conhecemos atualmente, com um extenso teclado numérico que permitia a programação de canais. Com essa evolução, os vídeos-cassetes, DVD’s e consoles de video-games ganharam a vez, cada um em seu tempo, recebendo os seus respectivos controles repletos de funções diferentes.

WhatsApp chat
0

Your Cart