Escolha uma Página

Além de gastar cerca de 15% de toda a energia produzida na Terra, os ares condicionados de todo o mundo são responsáveis por 10% das emissões dos gases do efeito estufa. Mas para diminuir essas duas porcentagens, o engenheiro e professor em Stanford, Shanhui Fan, criou um novo sistema de refrigeração.

Desde 2013 ele vem pesquisando, e este ano conseguiu colocar em prática e mostrar que seu sistema funciona e é bem eficaz. Ele utiliza painéis para refrigeração, sem a utilização de energia e com baixa perda de água por evaporação.

Isso acontece por causa do processo natural de “refrigeração pela radiação do céu”, onde, ao perceber o esfriamento do asfalto depois do pôr do sol, esse calor é irradiado através da atmosfera terrestre, até o espaço.

O resultado do teste deste sistema apresentou a possibilidade de economizar até 21% da eletricidade usada em um prédio, por exemplo. E para evitar que o calor do sol durante o dia aqueça demais e evite problemas na refrigeração, os painéis são cobertos um filme óptico, que reflete 97% da energia solar.

A empresa, SkyCool Sistems, já está pesquisando soluções e meios de colocar esse sistema no ar condicionado comum, aquele que usamos em casa. Seria ótimo, não?

Fonte: Ambiente Energia

WhatsApp chat
0

Your Cart