Escolha uma Página

O nosso queridinho diário, o controle remoto, já tem história para contar há anos. Ele já estava disponível com o início de alguns televisores em 1950, mas no modelo com fio. Em 1955 já era encontrado em aparelhos sem fio, chamados de Flash-Matic. Apenas em 1980 chegaram ao mercado os dispositivos do jeito que conhecemos atualmente, com luz infravermelho e sem fio. 

Porém, você sabia que existem dois tipos de controle remoto? Estão divididos em modelos com tecnologia IR (infravermelho) – que são a maioria encontrados nas casas – e de radiofrequência. Além disso, possuem os extensores RF, que levam os sinais para uma maior distância.  

Tecnologia IR (infravermelho)

Como funciona o controle remoto infravermelho? Este é o modelo mais utilizado entre os televisores. Eles emitem impulsos de luzes invisíveis aos nossos olhos, que levam a informação até o outro aparelho (TV, DVD, etc). Geralmente são feitas por lâmpadas de led que enviam uma mensagem codificada com a informação que deseja que o controle remoto faça como ligar e desligar.A frequência controle remoto tv no modelo infravermelho é média de 36 e 38 kHz.

Controle remoto de rádiofreqüência

Ao contrário do controle remoto de infravermelho que leva pulsos de luz, o de radiofrequência é feito através de ondas de rádio. Inclusive tem maior poder de distância para levar a informação. Em média seu alcance é de 30 metros de distância. Dessa forma, é comum utilizar esse modelo em alarmes de carros e portões de garagem.

Extensores RF

Existem também alguns modelos de controle remotos IR (infravermelho), que enviam sinais de IR e RF. Mas, os sinais RF não vão servir para aparelhos RF. Eles são utilizados para aumentar o alcance da potência do controle remoto IR (30m ou mais). E assim, o sinal pode passar por paredes e cabines fechadas com vidro.

Você já conhecia os principais tipos de controles remotos? Compartilhe esta informação também em seu Facebook!

WhatsApp chat
0

Your Cart